Crème Brûlée




INGREDIENTES
500ml de creme de leite fresco
5 gemas
30g de açúcar
Semente de meia fava de baunilha ou 1 colher de chá de extrato de baunilha
AÇúcar para caramelizar

PREPARO
Leve ao fogo o creme de leite e a baunilha.  Depois de ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.  Desligue o fogo. 
Numa tigela, bata o açúcar com a gema até formar um creme esbranquiçado.  Junte aos poucos o creme de leite às gemas, mexendo rápido sem parar, para homogeneizar a mistura e evitar que as gemas cozinhem.  Se quiser, com a jauda de uma colher, retire toda a espuma que se forma na superfície da mistura de gemas.  Distribua em ramequins (recepiente refratário).  Coloque os ramequins numa forma e cubra 2/3 da forma com água quente.  Leve ao forno préaquecido a 180C por 30 a 35 minutos.  Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 2 horas (pode-se fazer de um dia para o outro, se desejar).
No momento que for servir, polvilhe açúcar refinado por toda a superfície do creme.  Com um maçarico, queime toda a superfície.  sirva imediatamente.

Dica:  Se não tiver uma maçarico, é possível fazer o uso de uma colher.
Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use algo para segurar a colher, como uma luva ou pano de prato dobrado, para não se queimar!  Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície.  Cuidado para não deixe queimar demais o açúcar.
Rendimento:  6 porções